QUEM SOMOS

 


Lançamento do Grupo

O Grupo Dandara - Afro Mulher, foi criado originalmente, no dia 20 de novembro de 2010,  Dia Nacional da Consciência Negra, em Floresta/PE, a partir do trabalho realizado pelo Instituto Cultural Raízes, com a Comunidade Quilombola local.

O Grupo teve seu início marcado pela constituição como Grupo de Danças Populares, Afrobrasileiras.

Já em finais de 2011, o Grupo Dandara torna-se pioneiro ao protagonizar, dentro do Projeto Afrobatuque, a vivência do Maracatu de Baque Virado.

Entre 2013 e 2015, o Grupo manteve a realização de oficinas de danças, dentro do contexto do Projeto Afrobatuque.

Em 06 de março de 2015, o Grupo surge como Maracatu Afro Mulher, desta feita se constituindo no primeiro Grupo de Maracatu de Baque Virado, no Sertão de Pernambuco, constituído só por mulheres.

Após um aplo processo de reflexão, o Grupo passa a ser denominado, a partir da data de 18 de abril de 2022, como GRUPO DANDARA - AFRO MULHER, juntando as experiências do Grupo Dandara, junto com o Maracatu Afro Mulher.

O Grupo passa manter duas vertentes, a das danças populares e afroindígenas e, a percussão, voltada especialmente para o Maracatu de Baque Virado e o Afoxé.

Objetivos do Grupo

O Grupo tem como objetivo principal dar atenção especial à questão de gênero, a partir da identidade da mulher negra e indígena, bem como de incentivar e potencializar o empoderamento feminino no contexto do desenvolvimento das atividades de oficinas e apresentações.

Composição

O Grupo Dandara - Afro Mulher, reúne meninas/mulheres negras e/ou remanescentes quilombolas e indígenas que participam das ações do Instituto Cultural Raízes.

Ações atuais

Além da percussão o Grupo trabalha também a questão da autoafirmação da mulher afroindígena, que inclui o se reconhecer como negra ou indígena, a construção da identidade sócio-cultural, a elevação da autoestima e a estética.

O Grupo Dandara - Afro Mulher, trabalha também as Danças Afroindígenas e Populares, à exemplo do Maracatu, Afoxé, Coco de Roda, Caboclinho, Maculelê, Samba Reggae, Xaxado e Caboclinho.

O Grupo também realiza oficinas de artesanato e estética afro, direcionadas a crianças, adolescentes jovens e adultas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário