NOSSA HISTÓRIA

Grupo Dandara em apresentação no Projeto Cultura Livre nas Feiras
em Floresta / PE

Surgimento do Grupo

Em 2010, o Grupo Cultural Dandara surgiu a partir do trabalho realizado pelo Instituto Cultural Raízes com a Comunidade Quilombola de Floresta/PE.

Tendo sido iniciado um trabalho de resgate histórico das tradições e expressões culturais da Comunidade Quilombola, verificou-se a necessidade de organizar em primeiro lugar um grupo de adolescentes e jovens que pudessem vivenciar todo o processo de resgate e ao mesmo tempo inserir-se nas expressões culturais afrobrasileiras de forma mais ampla.

Grupo Dandara em seu lançamento, no dia 20.11.2010

Lançamento do Grupo

O dia 20 de novembro de 2010, Dia Nacional da Consciência Negra, foi escolhido para o lançamento do Grupo Cultural Dandara, durante a Celebração da Consciência Negra, na cidade de Floresta/PE.

A primeira apresentação que marcou a estréia, foi da dança do Afoxé.

Na foto acima, destaque para as componentes (da esquerda para a direita): Marlene, Kleinha, Saúde, Imaculada, Denise, Lucimarta, Maria Luiza, Jovana, Gerliane e Josiane (Jô).

Um detalhe importante, é que mesmo se tratando de uma Comunidade Quilombola, nota-se a presença afroindígena nas características etnicas das componentes, sendo  

Grupo Dandarinhas em seu lançamento, no dia 20.11.2010

As Dandarinhas

Várias crianças também se mostraram interessadas nas oficinas de danças, as quais eram atendidas em momentos diferenciados das adolescentes e jovens. O interesse das mesmas foi tanto, que resolveu-se criar também um grupo de crianças, que passariam a ser denominadas de Dandarinhas.

Posteriormente, já em 2012, são essas meninas (Dandarinhas) que assumem a continuação do Grupo Dandara.

Na foto acima, destaque para as componentes (da esquerda para a direita): Narinha, Laisinha, Milena, Sandriele, Jaine e Maiane (Neném).


A escolha do nome

O nome escolhido é uma homenagem a Dandara dos Palmares, símbolo da mulher negra, quilombola e guerreira.

O surgimento do nome também foi consequência do trabalho que o Instituto Cultural Raízes vinha fazendo com o Grupo Zumbi de Mirandiba, do qual alguns componentes trabalhavam as oficinas com a Comunidade Quilombola.

O início das atividades

As atividades de oficinas e ensaios, tiveram início a partir do mês de setembro de 2010, e se intensificaram no mês de outubro e, sobretudo, no mês de novembro por ocasião da realização da segunda semana da Consciência Negra em Floresta, organizada pelo Instituto Cultural Raízes.

Grupo Dandara em apresentação no Projeto Cultura Livre nas Feiras
em Floresta / PE

Características e Objetivos do Grupo Dandara

O Grupo Dandara, se caracterizou inicialmente como um grupo de danças  afrobrasileiras e indígenas, passando a dedicar-se a construção de coreografias/danças de Maracatu, Afoxé, Maculelê, Caboclinho, Samba de Roda, Ciranda, Coco de Roda e Xaxado.

O objetivo principal do Grupo Dandara, em sua origem, foi a divulgação e valorização das expressões da Cultura Popular, com destaque principal para as manifestações afrobrasileiras e indígenas.

O Grupo recebeu destaque e reconhecimento (sobretudo nos anos de 2010 a 2012), vindo a se consolidar como principal grupo de danças populares de Floresta e região.

Grupo Dandara em apresentação no Projeto Cultura Livre nas Feiras
em Floresta / PE

O Grupo Dandara e o Maracatu

Em meados de 2011, cresceu entre as componentes do Grupo Dandara, o desejo de tocar Maracatu e Afoxé.

A partir de então o Instituto Cultural Raízes, iniciou a experiência de oficinas percussivas na Comunidade Quilombola e, posteriormente, a partir de 02 de setembro de 2011 com o Projeto Afrobatuque, tem início as primeiras oficinas de Maracatu de Baque Virado, tendo como protagonistas centrais, as meninas do Grupo Dandara.

Primeira apresentação de Maracatu em Floresta / PE
na Fazenda Malhada Vermelha,  

No dia 18 de dezembro de 2011, ocorre a primeira apresentação de Maracatu de Baque Virado em Floresta/PE, durante a programação do 1º Encontro de Tradições Culturais das Comunidades Rurais de Floresta, realizado pelo Instituto Cultural Raízes, na Fazenda Malhada Vermelha do Pajeú, zona rural do município.

A apresentação ocorre em nome do Grupo Dandara, no contexto do Projeto Afrobatuque, em parceria com o Ponto de Cultura A Vida é uma Arte, em funcionamento naquela época.


O Maracatu Afro Mulher

Após agosto de 2012, o Grupo Dandara tem as atividades de percussão somadas ao Projeto Afrobatuque, mantendo em nome do Grupo, apenas as oficinas de danças populares e afrobrasileiras.

Estimuladas pela existência do Grupo Baque Mulher, grupo feminino, percussivo, liderado pela Mestra Joana Cavalcanti, da Nação do Maracatu Encanto do Pina, as jovens do Projeto Afrobatuque, resolvem relançar a experiência percussiva, com o nome de Grupo Afro Mulher.

Primeira Apresentação de Maracatu do Grupo Afro Mulher

O Grupo Afro Mulher, tem sua primeira apresentação de Maracatu de Baque Virado no dia 06 de março de 2015, em cuja data se realizou evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na Comunidade do Vulcão, na cidade de Floresta/PE, que contou com a parceria do Instituto Cultural Raízes.

O Afro Mulher tornou-se assim o primeiro grupo cultural de Maracatu de Baque Virado, formado só por meninas/mulheres em todo o sertão pernambucano, constituindo-se numa iniciativa pioneira e inovadora, que serve de modelo e incentivo para o público feminino em toda a região.

Apresentação de Maracatu do Grupo Afro Mulher em 2017, já com figurino característico

Desde março de 2015, o Grupo realizou várias apresentações na cidade de Floresta-PE, as quais destacamos a seguir:

- 1ª Apresentação: dia 06 de março de 2015 - Evento relacionado ao Dia Internacional da Mulher.
- 2ª Apresentação: dia 26 de novembro de 2016 - 8ª Celebração da Consciência Negra.
- 3ª Apresentação: dia 18 de novembro de 2017 - 9ª Celebração da Consciência Negra.
- 4ª Apresentação: dia 01 de dezembro de 2017 - Mostra Cultural sobre Identidade Etnico Racial na Escola Municipal Major João Novaes.
- 5ª Apresentação: dia 07 de agosto de 2018 - 1º Seminário Municipal de Mulheres Negras.
- 6ª Apresentação: dia 25 de novembro de 2018 - 10ª Celebração da Consciência Negra.
- 7ª Apresentação: dia 20 de setembro de 2019 - Projeto Arte e Vida

Apresentação de Maracatu do Grupo Afro Mulher em 2018, no 1º Seminário
Municipal de Mulheres Negras em Floresta

De agosto de 2018 a novembro de 2019, a experiência do Grupo, foi uma importante base para o desenvolvimento de oficinas de percussão (Maracatu) e danças: Caboclinho, Maracatu, Afoxé, Maculelê e Samba Reggae, com o público feminino (crianças, adolescentes e jovens) do Projeto Arte e Vida, realizado pelo Instituto Cultural Raízes em parceria com a Diocese de Floresta, em dois bairros de periferia, DNER e Vulcão.

Recomeço e Projeto NEGRAS RAÍZES

Com a pandemia de Covid-19, o Grupo parou com as atividades presenciais, no período de março de 2020 a março de 2022.

Aos poucos as atividades vem sendo retomadas na Comunidade do Dner, através do Projeto Arte e Vida e, o Grupo recebeu um novo impulso em sua trajetória com a aprovação do Projeto NEGRAS RAÍZES, selecionado no edital da Lei Aldir Blanc PE, em 2021.

O referido Projeto dialoga com as danças afrobrasileiras e com a estética afro.

Grupo Dandara - Afro Mulher

Estimuladas pelo processo de recomeço e pelo incentivo do Projeto NEGRAS RAÍZES, as componentes do Grupo decidiram renomear o Grupo, que passa a ser chamado, a partir de 18 de abril de 2022, de: GRUPO DANDARA - AFRO MULHER, reunindo as experiências acumuladas na trajetória do Grupo Dandara e do Maracatu Afro Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário